Sisu 2026 abre inscrições nesta segunda-feira; veja quem pode participar e como se preparar

Estudantes têm até 23 de janeiro para se inscrever. Sistema aceitará notas das três últimas edições do Enem e exige redação com pontuação diferente de zero.

Por Pedro Neto
Aplicativo do SISU

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abriu nesta segunda-feira (19) o período de inscrições para o processo seletivo de 2026. Os candidatos podem se cadastrar até as 23h59 do dia 23 de janeiro. Nesta edição, serão ofertadas 274,8 mil vagas distribuídas em 7.399 cursos de graduação em 136 instituições públicas de ensino superior de todas as regiões do Brasil.

O Sisu utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério para o preenchimento de vagas em universidades e institutos federais, além de instituições estaduais participantes. O resultado da chamada regular está previsto para ser divulgado no dia 29 de janeiro.

Novidade: uso de três edições do Enem

Uma mudança importante nesta edição é a possibilidade de utilizar as notas de qualquer uma das três versões mais recentes do Enem: 2023, 2024 ou 2025. Até então, apenas quem havia participado do último exame podia se inscrever.

Para participar, é obrigatório que o candidato tenha obtido nota acima de zero na redação e já tenha concluído o ensino médio. Quem atende a esses critérios pode escolher até duas opções de curso e alterar as escolhas durante o período de inscrição.

Apenas uma edição ao ano

Assim como em 2024 e 2025, o Sisu continuará com apenas uma edição anual. Dessa forma, os estudantes aprovados poderão iniciar o curso no primeiro ou no segundo semestre de 2026, de acordo com o calendário da instituição escolhida.