Sisu 2026 divulga aprovados da chamada regular; confira próximos passos
Seleção oferece vagas para início no primeiro ou no segundo semestre em instituições públicas de todo o país
O Ministério da Educação liberou na madrugada desta quinta-feira (29) o resultado da chamada regular do Sisu 2026. Os candidatos podem consultar a lista de aprovados diretamente na plataforma oficial do programa, no portal Acesso Único.
O Sistema de Seleção Unificada utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério para ingresso em instituições públicas de ensino superior. Nesta edição, os estudantes concorrem a vagas com início tanto no primeiro quanto no segundo semestre letivo.
De acordo com o cronograma, os candidatos selecionados devem procurar a instituição de ensino a partir do dia 2 de fevereiro para realizar a matrícula. Cada universidade ou instituto define seus próprios prazos, documentos exigidos e etapas do processo, o que exige atenção redobrada dos aprovados.
Quem não foi contemplado na chamada regular ainda tem chance de conquistar uma vaga por meio da lista de espera. O prazo para manifestar interesse vai de 29 de janeiro a 2 de fevereiro, também pelo site do Sisu.
Nessa etapa, o candidato poderá optar por apenas um dos cursos escolhidos originalmente. A convocação dos nomes da lista de espera e os procedimentos de matrícula ficam sob responsabilidade das próprias instituições de ensino.
O Sisu 2026 reúne 274,8 mil vagas distribuídas em 7.399 cursos de graduação, oferecidos por 136 instituições públicas de ensino superior em todas as regiões do Brasil.
Uma das principais novidades desta edição foi a ampliação do uso das notas do Enem. Pela primeira vez, o sistema aceitou resultados de até três edições recentes do exame — Enem 2023, 2024 ou 2025. Até então, apenas a nota do último Enem podia ser utilizada.
Para participar do processo seletivo, foi necessário ter realizado o Enem em uma dessas edições, obter nota acima de zero na redação e ter concluído o ensino médio.