FGC inicia pagamentos a 377 mil investidores do banco Master nesta segunda-feira
Pedidos de restituição começaram no sábado; valores serão liberados em parcela única e sem parcelamento.
O Fundo Garantidor de Crédito (FGC) começou nesta segunda-feira (19) a liberar os valores de garantia para investidores que possuem Certificados de Depósito Bancário (CDBs) emitidos pelo banco Master. Ao todo, 377 mil credores estão aptos a receber o ressarcimento.
O pagamento será feito de forma integral, sem parcelamento. Ou seja, um investidor que possui, por exemplo, R$ 200 mil aplicados em CDBs do banco receberá todo o valor coberto em uma única liberação.
Pedidos de ressarcimento já passaram de meio milhão
Até esta segunda-feira (19), o FGC havia registrado aproximadamente 569 mil solicitações referentes a CDBs do banco Master. Desse total, cerca de 377 mil credores concluíram a etapa de requisição e avançaram para o processamento de pagamento.
Os pedidos foram liberados no sábado (17) e devem ser feitos pelo aplicativo do FGC no caso de pessoas físicas. Já empresas precisam realizar o procedimento diretamente pelo site oficial do Fundo Garantidor de Crédito.
Sistema estabilizado após falhas iniciais
No primeiro dia de funcionamento, o app do FGC apresentou instabilidade devido ao alto volume de acessos dos investidores. No entanto, o fundo informou que o sistema já opera normalmente e sem novos registros de falhas desde o fim de semana.
Orientações para evitar golpes
O FGC também alertou os investidores para possíveis tentativas de fraude relacionadas ao pagamento das garantias. A orientação é utilizar apenas os canais oficiais do Fundo, que incluem o aplicativo, telefone, e-mail e perfis institucionais em redes sociais.
O órgão reforçou que não solicita senhas bancárias, códigos de segurança ou pagamentos para liberar o ressarcimento.