Filho da rainha Elizabeth II aparece em fotos reveladas no caso Epstein nos EUA

Imagens e e-mails envolvendo Andrew Mountbatten-Windsor aparecem em novo lote de documentos divulgados pelo Departamento de Justiça dos EUA

Por Pedro Neto
Andrew Mountbatten-Windsor

Andrew Mountbatten-Windsor, filho da rainha Elizabeth II e irmão do rei Charles III, aparece em fotografias divulgadas pelas autoridades dos Estados Unidos no âmbito das investigações sobre o bilionário Jeffrey Epstein.

O ex-Duque de York perdeu seus títulos reais no ano passado, após a repercussão de seus vínculos com Epstein, condenado por crimes sexuais e morto na prisão em 2019.

Imagens divulgadas pelo governo americano

As imagens foram tornadas públicas nesta sexta-feira (30/1) pelo Departamento de Justiça dos EUA. Nelas, Andrew aparece ajoelhado sobre uma mulher não identificada, que está deitada no chão e totalmente vestida. Em duas fotos, ele parece tocar a barriga da mulher. Em outra, encara diretamente a câmera.

As autoridades americanas não forneceram detalhes sobre o contexto das imagens, nem informações sobre data ou local em que foram registradas.

E-mails citam convite para encontro

Além das fotos, o Departamento de Justiça divulgou e-mails que indicam que Jeffrey Epstein convidou Andrew para jantar com uma mulher russa de 26 anos. As mensagens teriam sido trocadas em agosto de 2010, dois anos após Epstein se declarar culpado por aliciar uma menor de idade.

Em uma das mensagens, Epstein descreve a mulher como “inteligente, bonita e confiável” e afirma que ela estaria em Londres naquele período. Andrew responde dizendo que ficaria “encantado em vê-la” e pede mais informações.

A BBC News informou que procurou Andrew Mountbatten-Windsor para comentar o conteúdo dos documentos. O filho da rainha Elizabeth II sempre negou qualquer irregularidade relacionada ao caso Epstein.

Os arquivos divulgados fazem parte de um lote com mais de três milhões de documentos reunidos durante as investigações sobre o caso, incluindo imagens editadas, registros de propriedades de luxo e trocas de mensagens entre Epstein e diferentes contatos.