Nasa cancela primeira caminhada espacial após problema médico com astronauta
Atividade fora da ISS seria realizada nesta quinta (8), mas foi suspensa após ocorrência médica envolvendo um membro da tripulação
A Nasa suspendeu nesta quinta-feira (8) a primeira caminhada espacial prevista para 2026 após um integrante da Estação Espacial Internacional (ISS) apresentar um problema médico. A agência norte-americana informou que o astronauta afetado não teve a identidade revelada e que o estado de saúde é estável. Ainda assim, as equipes em solo estão avaliando os próximos passos da missão.
De acordo com a porta-voz Cheryl Warner, todas as possibilidades estão sendo analisadas, inclusive o retorno antecipado da tripulação à Terra. A atividade extraveicular, que aconteceria durante a manhã, era parte de uma série de procedimentos programados para manutenção da ISS, mas foi interrompida antes do início.
Warner destacou que a segurança continua sendo prioridade absoluta nos voos tripulados da agência. “Estamos monitorando a situação e revisando o planejamento operacional. Novas informações serão divulgadas dentro de 24 horas”, afirmou em comunicado.
A atual missão conta com quatro astronautas a bordo, incluindo integrantes dos Estados Unidos, do Japão e da Rússia. O grupo está no laboratório orbital desde agosto, após decolar da Flórida, e cumpre uma rotina de experimentos científicos, reparos e observações de longo prazo.
Com o cancelamento da caminhada espacial, a Nasa deve reorganizar o cronograma de tarefas e aguarda a evolução do quadro clínico do astronauta. Até o momento, não há previsão de quando a atividade será remarcada.