Sespa aproxima universidades e gestão para direcionar pesquisas às necessidades de saúde do Pará

Reunião remota reuniu Gestão Estadual, Cosems, universidades e Núcleos de Telessaúde para fortalecer a Saúde Digital e a inovação no SUS

Por Pedro Neto
Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará

A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), por meio do Comitê Gestor Estadual de Saúde Digital, realizou nesta sexta-feira (16) um encontro remoto com a coordenação do Programa de Pós-Graduação – Mestrado Profissional em Gestão e Serviços em Saúde (PPGGSA), pesquisadores e representantes da gestão estadual. A iniciativa faz parte da agenda estratégica para fortalecer a Saúde Digital e a inovação no Sistema Único de Saúde (SUS) no Pará, com foco no alinhamento entre pesquisa, gestão e necessidades do território paraense.

O objetivo da reunião foi discutir oportunidades de submissão de projetos de pesquisa e inovação a partir de instrumentos estratégicos nacionais, articulando-os às prioridades sanitárias do Estado. Entre os editais destacados, estão o CNPq/Decit/SCTIE/MS nº 32/2025, voltado a pesquisas inovadoras sobre saúde das mulheres, com foco em oncologia, atenção obstétrica segura e equidade no acesso; e o Edital nº 1/2026 – SEIDIGI/MS, destinado a identificar soluções tecnológicas inovadoras para transformação digital no SUS, no âmbito do Programa SUS Digital e do Programa Agora Tem Especialistas.

As propostas em debate também consideram como referenciais fundamentais o Planejamento Regional Integrado (PRI), o Diagnóstico Situacional em Saúde Digital e os resultados do Índice Nacional de Maturidade em Saúde Digital (INMSD), aplicados aos municípios paraenses, visando a indução de pesquisas aderentes à realidade local.