Estados Unidos suspendem emissão de vistos para o Brasil e outros 74 países

Medida inclui Rússia e Irã; ainda não há confirmação se vistos de turismo serão afetados

Por Pedro Neto
Passaporte

O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou, nesta quarta-feira (14), a suspensão da emissão de vistos para cidadãos de 75 países, incluindo o Brasil. A decisão foi inicialmente noticiada pela imprensa americana e posteriormente confirmada pela Casa Branca.

De acordo com o comunicado, o governo norte-americano pretende garantir que nenhum imigrante se torne um custo para o Estado ou cause “remoção de riqueza dos contribuintes”. A medida começará a valer a partir de 21 de janeiro, passando a atingir diferentes categorias de solicitações consulares.

Entre os países incluídos na lista estão Somália, Rússia, Afeganistão, Brasil, Iraque, Irã, Egito, Nigéria, Tailândia, Iêmen, entre outros.

A iniciativa não surgiu do zero. Em novembro do ano anterior, o Departamento de Estado já havia enviado novas orientações a consulados, permitindo que a concessão ou cancelamento de vistos fosse decidida com base em fatores como idade, saúde, histórico financeiro, uso de benefícios públicos e até condições médicas, incluindo obesidade.

Até o momento, não existe clareza sobre o impacto nos vistos de turismo, já que o governo dos Estados Unidos ainda não detalhou se a suspensão atinge apenas vistos de imigração ou também categorias não imigratórias, como viagem e negócios.